Comunidade de Aprendizagem Natura e Avon
Comunidade de Aprendizagem Natura e Avon
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Entendendo a comunicação não violenta — Empatia

Entendendo a comunicação não violenta — Empatia
você + digital | Natura
set. 15 - 2 min de leitura
010

A comunicação não violenta é composta de duas partes: a primeira delas se trata de expressar nossa mensagem com sinceridade, utilizando os quatro elementos que trouxemos anteriormente (observação, sentimentos, necessidades e pedido), e a segunda é receber o contato do próximo com empatia.

Partindo de uma definição simples e direta, empatia significa esvaziar a mente e escutar com todo o ser. As particularidades de cada situação exigem que tomemos cuidado ao querer ajudar alguém, pois em muitos casos a pessoa simplesmente precisam falar sobre o que está acontecendo.

Com isso, entendemos que o ingrediente fundamental da empatia é a presença: estarmos totalmente presentes diante da outra parte e daquilo por que ela passa.

A empatia exige ainda que se concentre a atenção plenamente na mensagem da outra pessoa, oferecendo o tempo e o espaço que ela necessita para expressar-se por completo e sentir-se compreendida.

Esse tipo de atitude está longe de ser uma tarefa fácil. Principalmente graças a um conjunto de crenças que vamos adotando ao longo do tempo, ficamos muitas vezes presos na ideia de que precisamos “consertar” as situações, independente de qual seja.

É exatamente essa visão que nos impede de perceber que, em boa parte dos casos, um conselho, uma instrução, um exemplo pessoal ou uma explicação geram o efeito contrário e nos impedem de estar presentes e realmente ajudar de alguma forma. Abaixo listamos uma série de comportamentos que não geram empatia.

Essa característica da presença é a maior diferença entre a empatia, a compreensão e a solidariedade. Embora às vezes optemos por solidarizar-nos com os outros ao sentir o sentimento deles, vale a pena ter consciência de que no momento que prestamos solidariedade não oferecemos empatia.

E você, sente que tem sido empática na sua comunicação?


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Comunidade de Aprendizagem Natura e Avon

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.