Atividades
  • Favoritos
  • Tags
  • Notificações
Nenhum artigo favorito

Entendendo a comunicação não violenta — Observação

Entendendo a comunicação não violenta  — Observação
você + digital | Natura
ago. 21 - 2 min de leitura
7
2
0

A comunicação não violenta (CNV) pode ser entendida como um conjunto de ideias que nos guiam na reformulação do modo como nos expressamos e escutamos os outros.

Para isso, sua estrutura se concentra em quatro áreas principais: o que observamos, o que sentimos, o que necessitamos e o que pedimos para nos enriquecer a vida.

O primeiro desses componentes se refere a observação e como devemos nos atentar para que ela esteja livre de avaliações e julgamentos, evitando generalizações que afetem a forma como visualizamos determinada situação.

Uma forma básica de se perceber quando estamos simplesmente avaliando é tentar imaginar a cena de acordo com sua descrição. 

Se alguém diz “Tal pessoa é muito desorganizada!”, o que você acha que realmente aconteceu para ela chegar a essa conclusão? O que ela quer dizer com desorganizada? De que tipo de desorganização ela está falando?

Cada um nós temos interpretações próprias a respeito de sentimentos e comportamentos, por isso é importante trazer clareza e se atentar ao contexto no momento de fazer uma observação:                                                           “Ela se atrasou cerca de 10 minutos duas vezes essa semana e ambas as reuniões precisaram ser reagendadas!”.

Você já conhecia a diferença entre observar e avaliar?                                            E de qual dessas formas você vem analisando suas situações atualmente?!

Indicados para você


Comunidade de Aprendizagem Natura

Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

A Squid é uma empresa Locaweb.
Todos os direitos reservados.