O que os outros dizem e fazem pode ser o estímulo, mas nunca a origem dos nossos sentimentos.
É partindo dessa concepção que trazemos o terceiro componente da CNV: o reconhecimento das necessidades por trás dos sentimentos. Para ajudar na compreensão desse ponto, recomendamos muito a leitura das etapas de observação e sentimentos, que tratamos anteriormente.
Quando identificamos comunicações feitas de forma negativa, temos quatro opções para receber essa mensagem:
- Culpar a nós mesmos;
- Culpar os outros;
- Perceber os nossos próprios sentimentos e necessidades;
- Perceber os sentimentos e necessidades da outra pessoa.
Julgamentos, críticas, avaliações e interpretações estarão sempre distantes de nossas necessidades e valores, gerando atitudes de autodefesa.
Logo, quanto mais diretamente pudermos ligar o que necessitamos do que sentimos, mais fácil será promover reações de compaixão.
Por isso, a partir do momento em que as pessoas começam a conversar sobre o que precisam, em vez de falarem do que está errado entre si, a possibilidade de encontrar maneiras de atender às necessidades de todos aumenta significativamente.
E você, busca entender o que pode estar por trás das necessidades da sua rede?