Uma nova forma de lidar com seus clientes

Entre as várias teorias de marketing existentes, uma delas apresenta uma forma pouco convencional de encarar sua carteira de clientes.
Ela defende que o foco deve estar em aumentar seus lucros vendendo mais cosias para menos clientes. Em outras palavras, é mais sensato concentrar-se em aumentar as vendas para uma porcentagem menor dos seus clientes atuais do que encontrar clientes novos.
A razão por trás dessa estratégia é simples: obter um novo cliente é caro. E não apenas financeiramente falando. Envolve também todo o esforço para encontrar pessoas dispostas a conhecer os produtos, um processo detalhado até entender suas necessidades e uma dedicação contínua ao apresentar os benefícios ao ponto de convencê-lo a efetuar a compra.
E, por incrível que pareça, é caro também para o cliente, que necessita passar um tempo considerável avaliando e entendendo as características do que está sendo oferecido.
Por isso, em vez de se concentrar em como maximizar o número de novos clientes, o foco deve estar em manter os clientes por mais tempo e em obter muito mais dinheiro de cada deles ao longo do tempo.
Para isso, você deve se concentrar em quatro pontos principais:
- Aprimore sua carteira atual. Entenda quais necessidades você é capaz de satisfazer, então use o conhecimento que você tem e a confiança que construiu, para fazer aquela venda adicional.
- Aumente a durabilidade dos relacionamentos. Invista tempo e atenção na retenção desses clientes, porque o custo sempre será menor do adquirir novos.
- Aumente suas ofertas de produtos. Ao manter o foco no cliente e entender cada vez mais suas necessidades, é possível identificar novas oportunidades de ofertas e ampliar o vínculo com ele.
- Crie um relacionamento interativo. Se trata de círculo virtuoso, onde ao incentivar constantemente o consumidor a dar mais informações, você é capaz de ajustar e ampliar suas ofertas.
Aplicar todas essas técnicas envolve uma mudança gradual, mais pode ser extremamente vantajoso no longo prazo.
E você, já havia encarado seus clientes dessa maneira?