Comunidade de Aprendizagem Natura e Avon
Comunidade de Aprendizagem Natura e Avon
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pílulas: o que é antifragilidade

Pílulas: o que é antifragilidade
você + digital | Natura
ago. 19 - 2 min de leitura
020

As pílulas serão publicações focadas em abordar algum conceito ou ideia interessante, com uma breve explicação e sempre contendo uma indicação de livro, palestra ou curso onde você possa se aprofundar ainda mais no assunto.

O primeiro conceito que vamos abordar é o de antifragilidade, concebido pelo economista e escritor Nassim Tableb. Para entender do que se trata, algumas comparações podem ajudar.

Imagine uma taça de cristal colocada próxima à borda de uma mesa. Alguém passa desapercebido, esbarra, ela cai e se quebra. Por que? Porque se trata de um objetivo frágil.

Agora pense em uma pedra, naquelas maiores, difíceis de serem transportadas. Somente um esforço muito grande será capaz de causar algum dano significativo nela. Por que? Por conta de sua resistência e robustez.

E se considerássemos um brinquedo de borracha, daqueles que os bebês e as crianças apertam, mordem e puxam. Depois de cada movimento, ele retorna ao seu formato inicial. Por que? Devido a sua adaptação e flexibilidade.

Em todos esses casos há uma desvantagem ou, no mínimo, a resiliência de se manter o mesmo. Para além disso, o conceito de antifragilidade foi criado para denominar aqueles que não apenas atravessam obstáculos, mas se transformam e melhoram a partir deles.

Se trata de adotar uma atitude diferente ao lidar com momentos de dor, dificuldade e desafio, aceitando as adversidades e se tornando mais forte ao enfrentá-las.

Ainda que pareça algo diferente e distante da nossa realidade, algumas orientações simples podem ajudar a exercitar essa forma de agir:

  • Experimente correr muitos riscos pequenos;
  • Tenha mais de uma única opção para os seus planos;
  • Abra espaço para o desconhecido e encare os erros como fontes de aprendizado.

Se você se interessou e gostaria de estudar um pouco mais sobre o assunto, nossa recomendação é o livro Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos.

Você já tinha ouvido falar desse conceito? Conta aqui nos comentários!


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Comunidade de Aprendizagem Natura e Avon

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.