A consultoria não se trata apenas de apresentar os produtos e suas características visando convencer o cliente a comprá-los. A marca da Natura carrega uma mensagem rica em significados, baseada nas causas que apoia e na forma como lida com sua cadeia produtiva.
A compreensão das motivações do público alvo é um dos primeiros passos para alcançar uma relação mais próxima, superando a comunicação habitual e passando a influenciar sua rede de maneira positiva e inspiradora.
Seja você uma consultora, líder ou gerente, há um público ao seu redor sobre o qual, em alguma medida, você exerce capacidade de influência na tomada de decisão. Para manter essa postura, é importante se atentar com relação a alguns aspectos:
- Compartilhar conhecimento e experiências é a melhor forma de gerar autoridade e se tonar ainda mais influente;
- Se posicionar de forma clara transmite confiança e integridade;
- Manter um bom relacionamento com a rede e estar sempre aberta a ajudar quando necessário é essencial.
Tendo esses conceitos claros, algumas técnicas podem elevar a qualidade da sua comunicação e ajudar na construção de uma conexão ainda mais forte. Uma das mais populares é o storytelling, que basicamente conduz o relacionamento a partir de histórias que geram proximidade e identificação com o próximo.
Alguns meios de colocá-la em prática são:
- Faça questão de entender o ponto de vista do outro e se colocar no lugar dele;
- Adicione emoções e sentimentos no momento de se comunicar;
- Mantenha um espaço para guardar ideias e não tenha medo de testar coisas novas.
A união dessas recomendações pode transformar a sua imagem diante da rede, fazendo com que passem a te enxergar como uma influenciadora não porque você se autodenomina como tal, mais sim pelo valor que enxergam na forma e no conteúdo que você compartilha com eles.