Comunidade de Aprendizagem Natura e Avon
Comunidade de Aprendizagem Natura e Avon
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância da gestão financeira para o seu negócio

A importância da gestão financeira para o seu negócio
você + digital | Natura
jul. 23 - 2 min de leitura
010

A gestão financeira é importante por uma série de motivos, mais principalmente por ser a base para que um negócio possa concretizar todas as suas atividades a partir da correta utilização dos recursos, visando o fortalecimento e o crescimento do empreendimento.

Além de ser um diferencial nos momentos de crise e garantir tranquilidade diante de imprevistos, é uma prática que deve ser adotada como um bom hábito desde o início, a partir de três atividades centrais:

  1. Planejamento: projetar as entradas e saídas do fluxo de caixa, olhando períodos de curto, médio e longo prazo;
  2. Controle: registrar todas as movimentações, incluindo contas a pagar e receber, custos, despesas, lucros e investimentos;
  3. Análise: estudar o que foi registrado e verificar quais pontos podem ser aprimorados para alcançar melhores resultados.

Esse controle financeiro apoia diretamente nas escolhas a serem feitas e proporciona alguns outros benefícios valiosos, como:

  • Tranquilidade na gestão

Ao realizar uma boa gestão financeira, você mantém seu negócio funcionando com suas contas em dia e recursos bem direcionados. Tudo isso permite que você tenha tranquilidade para tomar melhores decisões e direcionar seu capital de forma correta.

  • Corte de gastos

Registrando suas informações, identificar os gastos supérfluos e desnecessários fica muito mais fácil, possibilitando revisar e eliminar aqueles que estão impactando no resultado ao final do mês.

  • Previsão para o futuro

Um dos principais objetivos da gestão financeira é estabelecer metas de curto, médio e principalmente longo prazo, projetando o desempenho do seu negócio e as ações que trarão mais resultado no futuro.

Com isso, a forma de executar essa gestão, bem como as ferramentas e estratégias utilizadas podem variar de acordo com o momento, o método, as habilidades técnicas e o ramo de mercado, entre outras características, por isso trataremos desse tema em outra publicação, abordando a aplicação e o passo a passo para a realização desse gerenciamento.

No final, além de satisfazer o cliente, a expectativa é sempre obter lucro. Por isso, é extremamente necessário entender suas finanças, pois são elas que vão te levar a esse resultado.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Comunidade de Aprendizagem Natura e Avon

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.